Páginas

16 de agosto de 2010

Hume e a Origem das Idéias

Para David Hume o conhecimento humano tem a sua origem na experiência, isto é, nas percepções captadas por nossos órgãos sensíveis. Hume classifica essas percepções em dois tipos: as impressões e as idéias.


Tomaremos por estudo esta ultima [idéias] e tentaremos realizar um breve resumo sobre sua origem.

David Hume por ter vivido em um período posterior a Locke, retoma e reformula a asserção deste, de que não existem idéias inatas, ou seja, todas as idéias humanas são apenas cópias das impressões. Portanto seria impossível a qualquer ser humano ter a idéia de algo que não tenha primeiro passado através das percepções sensíveis.
Para Hume todas as idéias têm a sua origem a partir de um processo de abstração que se inicia com a percepção que temos das coisas através dos nossos sentidos. É a partir desses dados que recebemos dos sentidos que o nosso entendimento produz as idéias. As idéias por sua vez podem ser simples e complexas. As idéias simples que são provenientes das impressões sensíveis dão origem às idéias maias complexas através de um processo de associação ou combinação.

A prova de que todas as idéias até mesmo as idéias complexas humanas têm a sua origem em impressões sensíveis se dá por meio de reflexão de que as idéias podem ser decompostas em partes que as enformam, por exemplo, quando somos desafiados a ter a idéias de uma montanha dourada sendo que nunca tivemos impressões sensíveis de uma montanha dourada, nós conseguimos ter essa idéia, pois já tivemos percepções sensíveis do que é uma montanha e do que é a cor dourada.

3 comentários:

Seguidores