Páginas

16 de maio de 2011

Para que serve a Filosofia?


Origem da Imagem:artureduardo.blogspot.com
Há quem não enxergue um proveito para a filosofia, afinal para a maioria das pessoas a utilidade de algo deve ser visível assim como a Medicina, a Biologia. A Filosofia não tem essa utilidade visível, atributo essa que a distingue das Ciências e faz levantar uma questão em torno de si mesma: “Qual a utilidade da Filosofia?”.
Uma das utilidades  da Filosofia é trazer tristeza, pois sem essa qualidade não pode ser ela ser Filosofia no sentido real do termo. Através da critica, do pensamento agressivo, dos questionamentos, a Filosofia consegue tornar o pensamento livre de mistificações e consegue desacorrentá-lo da prisão das imposições estabelecidas pelo Estado, pela Igreja, exercendo assim um papel de entristecer e contrariar certos tipos de pensamentos baixos.
A Filosofia pode até se mistificar, porém isso só pode ocorrer sob uma condição: a renúncia à sua função critica e questionadora, culminando assim em algo que pode ser tudo, menos Filosofia. Em um caso mais extremo; se o exercício fundamental  da Filosofia for  deixado para o esquecimento, esta vem a definhar e morrer levando consigo a imagem do filósofo, o homem livre que busca a sabedoria constantemente tornando-se seu amigo , não sendo sábio, mas um anti-sábio.
Vemos então a utilidade do pensamento filosófico, pensamento este que embora viva essencialmente relacionado com o tempo, não é eterno, e sim provisório, podendo atravessar eras; não é histórico, pois não é formulado apenas para o tempo presente, mas é atual em qualquer época, seja passado, presente ou futuro.
Por fim o pensamento filosófico é um pensamento único, singular, fora do tempo próprio, onde se encontram as verdades mais duradouras  para os distintos momentos.
Bibliografia:
DELEUZE, Gilles, Nietzsche e a Filosofia. Ed. Rio. P.87 e88. (Excerto)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores