Páginas

8 de agosto de 2011

Indústria Cultural

Fonte da Imagem:penseecomunique.blogspot.com
           

  
  Vivemos em um mundo essencialmente capitalista tanto do ponto de vista econômico e político, quanto do ponto de vista cultural. Tudo que existe no mundo capitalista é tratado como objeto que pode ser comercializado, a obtenção de lucros é o maior dos objetivos. Com a cultura não foi diferente, o surgimento do capitalismo trouxe consigo uma nova visão, visão essa que transformou a cultura em um produto e/ou bem de consumo. As artes passaram a servir de mercadorias e começaram a perder o seu foco de esclarecimento, de trabalho de educação e de experimentação do novo, surge nesse cenário a Indústria Cultural.
                    Indústria cultural é o termo utilizado para designar o uso de certas tecnologias, tais como, televisão, rádio, jornais e revistas por parte de uma classe social economicamente mais forte para a disseminação de opiniões e manipulação popular através de conteúdos que possam exercer o máximo de influência possível sobre os espectadores, “o cinema e o rádio não precisam mais se apresentar como arte, ...não passam de um negócio”( HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W., Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos, p. 100). O maior objetivo da Indústria cultural é a obtenção de lucros tendo como caminho uma imagem de cultura que possa conquistar o interesse das classes de menor poder econômico sem trabalhar nessas classes o caráter critico, reflexivo e formador de idéias.
                   Na Indústria Cultural onde as manifestações artísticas culturais são consideradas objetos de consumo, o prazer estético que se buscava ao contemplar as artes não é mais importante, o belo passa a ter unicamente um valor material, as artes passam a ser mercadorias culturais. O homem, que na arte tem liberdade para refletir, criticar, sentir e agir, na indústria cultural é um simples objeto de trabalho e consumo.
                    A Indústria Cultural vende o conteúdo artístico-cultural criando uma suposta fantasia de que todos possuem as mesmas oportunidades de terem acesso aos bens culturais. Ela manipula a cultura, reproduz os interesses da classe dominante. Consequentemente, leva a massa a pensar e agir da forma que ela (Indústria Cultural) deseja, transformando todos em espectadores sem opinião e de mente adormecida, “O mundo todo é forçado a passar pelo filtro da Indústria Cultural” (HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W., Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos, p. 104)

Bibliografia
HORKHEIMER, M., e ADORNO, T. W., Dialética do Esclarecimento: Fragmentos filosóficos, Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, Ed., 1985.
CHAUÍ, Marilena, Filosofia: Novo ensino médio, Ed. Ática, 2001.
http://www.brasilescola.com/cultura/industria-cultural.htm
http://www.infoescola.com/cultura/industria-cultural/
http://www.urutagua.uem.br//04fil_silva.htm
http://br.monografias.com/trabalhos914/reflexoes-industria-cultural/reflexoes-industria-cultural.shtml

Um comentário:

  1. JT Gaming Archives - T&C - KT Hub
    JT Gaming. December 12, 2021. JT 하남 출장샵 Gaming. December 12, 2021. We 광양 출장샵 offer 화성 출장마사지 a variety of casino games, 강원도 출장마사지 from the best of all time! 김포 출장샵

    ResponderExcluir

Seguidores