Páginas

27 de setembro de 2010

Modelo de Plano de Aula

                                                                Plano de Aula

I. Identificação

1.1 Escola: Estadual de Ensino Médio Carlos Henrique

1.2 Professor: Anderson Carvalho dos Santos

1.3 Disciplina: Filosofia Série: 2º ano Turma: A
1.4 Tempo de duração da Aula: 50 min. Horário: 14h00min às 14h50min

1.5 Data: 19/08/2010

II. Tema da Aula: O Racionalismo de Descartes: Da dúvida à certeza.
III. Objetivos: Ao final desta aula os alunos serão capazes de:

 Compreender a importância do ato duvidar.

 Colocar em questão comportamentos dogmáticos e crenças pré-estabelecidas;

 Estabelecer algumas relações entre argumentos que Descartes utiliza para chegar a uma dúvida universal

IV. Conteúdo a ser desenvolvido

 Importância e significado do ato de duvidar.

 Objetivo da dúvida.

 Argumentos para estabelecer a dúvida Universal.

 Argumento do Deus enganador.

 Argumento do Gênio Maligno.

V. Metodologia Utilizada:

5.1 - Sensibilização: Ler com todos os alunos a letra da música Dúvidas de Liah para chamar a atenção dos alunos para o tema.

5.2 - Problematização: Propor uma discussão com os alunos com respeito às dúvidas que às vezes temos que enfrentar. Pode ela [dúvida] ser universal?

5.3 - Investigação: Neste passo vamos buscar junto com os alunos algum filósofo que tratou do tema da Dúvida, e começar a ler a 1ª meditação de Descartes “Das coisas que se podem colocar em dúvida”

5.4 - Conceituação: Através da leitura do texto vamos neste passo vamos esquematizar o raciocínio de Descartes e identificar o caminho que ele utilizou para estabelecer a dúvida como universal.

VI. Recursos Didáticos:

 Quadro Branco.

 Pincel atômico.

 Letra da música: Dúvidas /Liah

 Trecho do Texto Filosófico: Meditações (1ª meditação)/ Renê Descartes.

VII. Avaliação: Os Alunos serão avaliados através de:

 Exercício escrito a respeito do tema estudado.

VIII. Bibliografia:

GALLO, Silvio, “A Filosofia e seu ensino: conceito e transversalidade” in SILVEIRA, Renê J.T. e GOTO, R. (Org) Filosofia no Ensino médio: Temas, problemas e propostas, São Paulo, Loyola, 2007, p. 15 a 36.

Letra da Música DÚVIDAS em:

http://liah.musicas.mus.br/letras/427149/

DESCARTES, R. Meditações metafísicas. In: Descartes, Vol., São Paulo Abril Cultural, 1973.

10 comentários:

  1. Professor, gostei muito desse plano, achei muitíssimo interessante este tema.

    ResponderExcluir
  2. Professor, gostei muito desse plano, achei muitíssimo interessante este tema.

    ResponderExcluir
  3. pamei o plano de aula, pode me passar seu email para que eu possa pedir algumas orientaçoes se possivel?

    ResponderExcluir
  4. corrigindo: amei o plano de aula

    ResponderExcluir
  5. pamei o plano de aula, pode me passar seu email para que eu possa pedir algumas orientaçoes se possivel?

    ResponderExcluir
  6. amei o plano de aula, pode me passar seu email para que eu possa pedir algumas orientaçoes se possivel?

    ResponderExcluir
  7. professor estou cursando o curso de filosofia e vou estagiar só que a minha professora me pediu que eu elabore um plano de aula para ser aplicado em sala de aula o senhor pode me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Welson!
      Posso sim,entre em contato comigo pelo email anderson_ai@hotmail.com

      Excluir

Seguidores