Páginas

27 de março de 2013

Como se transformar em um PROFESSOR FASCINANTE.

1ª)  Orientador e mediador do ensino;
O professor não é a fonte completa do saber, não precisa passar os conteúdos já mastigados para os alunos.Devemos propiciar aos nossos alunos um ambiente em que eles sejam livres para exporem  suas ideias, devemos deixá-los a vontade, livres de pressão, assim se sentirão seguros para falar durante a aula.
2ª) Responsabiliza-se pelo sucesso da aprendizagem dos estudantes;
Muitos professores tem o mal costume de não se responsabilizar pelo sucesso escolar dos alunos, para estes, se determinados alunos não atingem certas metas, é porque não prestam atenção, faltam aula, são de difícil relacionamento, etc.
Se todos os professores se responsabilizarem pelo sucesso escolar dos estudantes e passarem a encarar os problemas de certos alunos como se fossem seus, teríamos mais sucesso na educação.
3ª) Sabe lidar com a diversidade existente entre os estudantes;
Em uma escola vamos encontrar pessoas diferentes, devemos ter plena consciência disso. Se existe diversidade, tem que haver planos diferentes de trabalho. Nunca deve existir um plano de trabalho pronto e acabado, ele deve ser sujeito a alterações a qualquer hora.
OBS: Sujeito a alterações não significa dizer que deva ser feito de qualquer forma.
4ª) É pesquisador e tem domínio do conteúdo;
Um bom professor é um exímio pesquisador, não se limita a poucos livros, encontrar novas possibilidades de ensino é o seu maior desafio.
 Um professor pesquisador tem domínio do conteúdo que ministra. Se surgirem questões inesperadas ele saberá como proceder.
5ª) Torna as aulas mais atraentes e estimula a participação do estudante;
É dever de cada professor tornar a sala de aula um ambiente agradável para os alunos, a mesmice desagrada os adolescentes e jovens. Eles buscam um ambiente em que possam ser atraídos por novidades, com isso eles se sentem estimulados a participar da aula.
Filmes, aula ao ar livre,
6ª) É amigo e compreensivo; é disponível mesmo fora da sala da aula.
 A relação professor aluno não deve se restringir apenas à sala de aula. O professor deve fazer amizades, compreender as dificuldades de certos alunos, encontrar soluções para alunos de difícil relacionamento.
Em suma: Quem não é capaz de amar uma criança difícil, não deve passar a menos de 100 metros de uma escola.
Quando um aluno tem um problema, esse problema deve preocupar a todos os que fazem a escola. Do mais humilde servidor ao diretor da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores