Páginas

3 de abril de 2013

Felicidade


Imagem disponivel em: www.flickr.com

       Todos desejam a felicidade, é algo que todo ser humano luta para alcançar. Porém como saber o que é felicidade? Podem-se viver momentos felizes, mas será que é  possível viver sempre feliz? Aliás, no que consiste a felicidade mesmo?
       É possível se fazer aqui uma lista de elementos que podem ser colocados como fontes de felicidades, entre esses elementos podem-se destacar:

1.      Bens materiais: esse primeiro elemento listado pode ser colocado como o elemento que as pessoas mais lutam para conseguir. Na maioria das vezes bens materiais e riquezas são colocados como sinônimos da felicidade.
2.      Posição destacada, poder, reconhecimento: Há quem diga que a felicidade provém do poder, do status social. É sempre bom saber que somos reconhecidos na sociedade, que as pessoas nos admiram. De certo ponto de vista, isso é fonte de felicidade e muitos a buscam.
3.      Prazeres carnais: Grande parte dos seres humanos busca a felicidade de forma regular e constante nessa fonte, pois esta oferece o bem estar corporal e emocional (as vezes).
4.      Saúde física e mental: Pode também ser colocada como fonte de felicidade, afinal quem não almeja plena saúde, ou quem não a busca quando estar enfermo? Logo, presume-se que saúde seja uma fonte de felicidade.
5.      Amor e amizade: Para muitos estes são elementos básicos para se ter felicidade, ter alguém para amar e ser amado, ter amigos que compartilham de suas ideias e gostem de fazer as mesmas coisas que você.
                            A felicidade sempre foi uma das grandes preocupações do homem. Muito se fala sobre ela e como o conceito de felicidade é muito relativo, lancemos aqui um olhar filosófico e vejamos o que os amantes da sabedoria nos deixaram para reflexão a  respeito desse tema. Veremos adiante a visão de três filósofos antigos que se preocuparam e colocar a felicidade como objeto de reflexão.
Ø  Para Platão (427-347 a.C) a felicidade não poderia ser encontrada no mundo material, aquele percebido pelos sentidos, visto que é enganoso e instável. Para ele o caminho para a felicidade se encontra no abandono do mundo material e na ascensão ao mundo das idéias (podemos falar destes dois mundos em outro texto), pois no mundo das ideias é que se encontra a realidade perfeita. Ao contemplar as ideias perfeitas o homem atingiria a ideia do bem, que é a ideia suprema, conseguindo assim alcançar a felicidade.
Ø  Aristóteles (384-322 a.C) discípulo de Platão, mas nem por isso defensor ferrenho das ideias de seu mestre, refutou a teoria do mundo da ideias como único meio de se chegar à felicidade. Acreditava ser importante a atividade intelectual em busca da felicidade, mas também acreditava no mundo material e nos seus elementos como fontes para alcançar a felicidade.
Ø  Epicuro (341-271 a.C) para a maior parte das pessoas de hoje a resposta deste filósofo a respeito de como encontrar a felicidade seria bem aceitável. Epicuro apresenta a felicidade como sendo resultado da satisfação dos nossos desejos, em suma, para ele, ser feliz é sentir prazer.
                            A questão da felicidade não é apenas uma preocupação dos filósofos, outros grupos da sociedade também discutem a questão da felicidade. Saindo do nosso olhar filosófico, podemos olhar esse tema de outro ponto de vista. O que se diz a respeito da felicidade no meio religioso? É possível ser feliz neste mundo, é possível encontrar felicidade em coisas passageiras?
                            Do ponto de vista religioso, a felicidade plena não pode ser alcançada neste mundo, mas apenas em um mundo vindouro quando Deus dará fim a tudo que possa causar infelicidade ao ser humano. Não se trata aqui de dizer que este mundo só proporciona infelicidade, pelo contrário, momentos felizes podem ser vividos, mas são apenas momentos e estes são sempre intercalados no decorrer da vida com momentos de infelicidade, o que caracteriza uma felicidade não-plena.
                            E você o que pensa a respeito desse tema? Se identificou com algumas das posições mencionadas nesse texto? Tem uma posição diferente sobre como encontrar a felicidade? Seja bem vindo! Deixe seu comentário!                           

Um comentário:

Seguidores