Páginas

24 de agosto de 2010

Regras relativas à observação dos Fatos Sociais (Resenha)

Para Emile Durkheim os fatos sociais são maneiras de agir e pensar fora das consciências individuais, isto é, os fatos sociais são produzidos pela consciência coletiva.
A primeira regra relativa à observação dos fatos sociais e também a regra fundamental é formulada da seguinte maneira: “Tratar os fatos sociais como coisas” os fatos sociais devem ser tratados como coisas porque são os data imediatos da ciência, enquanto as idéias de que os fatos sociais são supostamente os desenvolvimentos, não são diretamente dadas.

16 de agosto de 2010

Hume e a Origem das Idéias

Para David Hume o conhecimento humano tem a sua origem na experiência, isto é, nas percepções captadas por nossos órgãos sensíveis. Hume classifica essas percepções em dois tipos: as impressões e as idéias.


Tomaremos por estudo esta ultima [idéias] e tentaremos realizar um breve resumo sobre sua origem.

David Hume por ter vivido em um período posterior a Locke, retoma e reformula a asserção deste, de que não existem idéias inatas, ou seja, todas as idéias humanas são apenas cópias das impressões. Portanto seria impossível a qualquer ser humano ter a idéia de algo que não tenha primeiro passado através das percepções sensíveis.

13 de agosto de 2010

Educação

"Não existe crise de educação no Brasil nem em qualquer parte do mundo. O que existe é uma deplorável ausência da verdadeira educação". Huberto Rohden - Filósofo brasileiro
Educação engloba os processos de ensinar e aprender. É um fenômeno observado em qualquer sociedade e nos grupos constitutivos destas, responsável pela sua manutenção e perpetuação a partir da transposição, às gerações que se seguem, dos modos culturais de ser, estar e agir necessários à convivência e ao ajustamento de um membro no seu grupo ou sociedade. Enquanto processo de sociabilização, a educação é exercida nos diversos espaços de convívio social, seja para a adequação do indivíduo à sociedade, do indivíduo ao grupo ou dos grupos à sociedade. Nesse sentido, educação coincide com os conceitos de socialização e endoculturação, mas não se resume a estes.

Artigo completo postado em http://pt.wikipedia.org/wiki/Educa%C3%A7%C3%A3o

Seguidores